Facebook começará a cobrar para empresas anunciarem ofertas a seus seguidores
Facebook Offers permite que varejistas e lojistas enviem anúncios de ofertas para seus fãs; serviço será cobrado |
O Facebook afirmou que vai começar a cobrar empresas para veicular ofertas promocionais em sua rede social. Com isso, transformará o serviço gratuito em um potencial gerador de receita no momento em que investidores e analistas exigem novas fontes de crescimento da empresa recém-listada em bolsa.
O Facebook lançou o Facebook Offers no início deste ano, permitindo que varejistas e lojistas locais enviassem anúncios de ofertas para seus fãs na rede social. Os usuários recebem as ofertas em suas páginas de novidades e resgatam cupons em lojas para receberem os descontos.
O serviço tem sido gratuito para os anunciantes, mas nas próximas semanas o Facebook vai cobrar pagamento de pelo menos US$ 5 sobre anúncios relacionados para promover cada oferta a uma audiência selecionada de fãs e amigos de fãs. O custo vai variar, com base no tamanho da página da empresa no Facebook.
“Eles devem conseguir cobrar uma tarifa, seja sobre uma oferta ou sobre qualquer outra ferramenta de marketing”, disse Colin Sebastian, analista da R.W. Baird. “A questão é se o Facebook vai cobrar um valor apropriado dos anunciantes pelo direito de publicarem uma oferta, por exemplo, se a oferta gerar um retorno positivo.”
Desde que o Facebook tornou-se empresa pública, em maio, a companhia tem sido pressionada por Wall Street para mostrar como pode transformar sua enorme rede de usuários em uma máquina de dinheiro. As ações do Facebook perderam cerca de 40% de seu valor desde a estreia.
O comércio no Facebook, conhecido como f-commerce, ainda não se materializou, parcialmente porque os varejistas têm conseguido aproveitar uma série de ferramentas gratuitas da rede para atraírem clientes. A vinculação do Facebook Offers a um serviço pago sugere que a empresa está tentando mudar isso.
“Acreditamos que isso alinha os incentivos corretamente”, disse Gokul Rajaram, diretor de gestão de produtos dos negócios de publicidade do Facebook. “Os melhores resultados do Facebook Offers virão da distribuição orgânica mais distribuição paga.
Fonte: Reuters