Sem avisar usuários, Facebook muda “e-mail padrão” da timeline por conta @facebook.com
Recentemente, o Facebook alterou o “e-mail padrão” exibido na linha do tempo dos perfis da rede social para um com domínio “@facebook.com”. Com isso, caso alguém acesse o perfil de algum usuário, o e-mail visível será o do Facebook e não o que estava cadastrado anteriormente. No caso de usuários que não tinham criado um e-mail da rede social, o Facebook criou endereços automaticamente. As informações são da versão eletrônica da revista americana “Forbes”.
Apresentado em 2010 como grande concorrente do Gmail (plataforma de mensagens eletrônicas do Google), o serviço de e-mail do Facebook passou a ser o único visível na linha do tempo dos perfis da rede social sem alarde. A caixa de entrada do e-mail do Facebook fica na área de mensagens da rede. Em caso de notificação, o usuário continuará a receber mensagens em seu e-mail cadastrado anteriormente.
Segundo Ashkan Soltani, especialista em segurança entrevistado pela “Forbes”, é “um pouco suspeito que a rede social tenha trocado automaticamente o endereço de e-mail padrão sem consentimento dos usuários.”
Consultado pela reportagem, um porta-voz do Facebook disse que este processo tem ocorrido desde abril. No entanto, não especificou quando exatamente que o endereço de e-mail “@facebook.com” passou a ser o padrão. Além disso, ele informou que a companhia, em breve, vai liberar configurações que dão às pessoas a opção de decidir qual endereço cada usuário quer mostrar em sua linha do tempo.
“Desde que lançamos a linha do tempo, as pessoas têm a habilidade de controlar as informações que querem mostrar ou esconder em suas timelines. E hoje nós estamos estendendo isso a outros dados que elas postam, começando com o Facebook Address [nome do serviço que engloba o e-mail do Facebook]”, informou Andrew Noyes, porta-voz do Facebook.
A ideia, com um e-mail próprio do Facebook, é que o usuário da rede social passe ainda mais tempo no site. Atualmente, por estarem acostumados com outros serviços, os usuários da rede acabam acessando outras soluções como Gmail, Yahoo, Hotmail, etc.
Fonte: UOL Tecnologia