Starry night é uma das mais belas pinturas de Van Gogh. Ela também é o motivo central de uma homenagem feita por Don McLean ao pintor.
A pintura “Noite Estrelada” foi feita por Van Gogh em 1889. A obra retrata a vista da janela de um quarto do hospício de Saint-Rémy-de-Provence, pouco antes do nascer do sol, com a adição de um vilarejo idealizado pelo artista. A tela faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque desde 1941. É considerada uma das mais famosas pinturas de Van Gogh e uma das mais icônicas da arte ocidental.
A música Vincent
McLean escreveu a letra em 1970 depois de ler um livro sobre a vida do artista. No ano seguinte, a música se tornou o hit número um na UK Singles Chart e a No. 12 nos EUA. Assim ele descreveu sua composição: “No outono de 1970, eu tinha um emprego cantando no sistema escolar, tocando meu violão nas salas de aula. Eu estava sentado na varanda certa manhã, lendo uma biografia de Van Gogh, e de repente soube que tinha que escrever uma música argumentando que ele não era maluco. Ele teve uma doença e seu irmão Theo também. Isso faz com que seja diferente, na minha opinião, daquela variedade de ‘louco’ – porque ele foi rejeitado por uma mulher [como era comumente pensado]. Então eu me sentei com uma cópia de Starry Night e escrevi as letras em um saco de papel.”
Fonte:
Wikipedia: Don McLean / Vincent (Starry night)
Youtube: Don Mc Lean, Vincent